Câncer de próstata causa impotência

Preservação da potência sexual após prostatectomia radical

A preservação da potência sexual constitui um aspecto crítico do tratamento do câncer de próstata e permanece como alvo de intenso debate a cerca da técnica que oferece os melhores resultados.

Na década de 80, Doutor Patrick Walsh descreveu a anatomia dos nervos pélvicos responsáveis pela ereção. Com esse conhecimento foi desenvolvida a técnica de retirada da próstata com a preservação destes nervos, que passam muito próximo da glândula prostática e das vesículas seminais.

Este tipo de cirurgia, denominada “nerve sparing”, melhorou radicalmente os resultados relacionados a preservação da função sexual masculina.

Qualquer paciente pode ser submetido a técnicas de preservação nervosa?

Preservação da Potência Sexual

Não, é importante salientar que nem todo paciente pode ou deve ser submetido a este tipo de dissecção.

Pacientes com tumores avançados ao toque ou ressonância magnética necessitam de ressecções amplas para a retirada completa do tumor, contra-indicando a preservação dos feixes nervosos.

Outra situação que interfere neste tipo de procedimento e a função erétil pré-operatória. Pacientes que apresentam deficit de função erétil no pré-operatório tem uma chance extremamente baixa de manutenção da potência mesmo com a dissecção dos nervos.

A cirurgia robótica oferece melhores resultados na preservação da potência sexual?

Esta não é uma resposta simples. Diversos estudos têm demonstrado superioridade da prostatectomia radical robótica na manutenção da potência sexual, no entanto estes estudos não apresentam o rigor científico necessário para garantir essa afirmação.

Desta maneira fica impossível a qualquer urologista do planeta responder assertivamente esta pergunta, o que não impede estes mesmos profissionais de apresentarem uma visão crítica do assunto.

Na nossa visão e experiência profissional, a prostatectomia radical robótica oferece um refinamento da técnica operatória, através de melhorias na visualização e manipulação dos tecidos, que se traduz em melhores resultados de manutenção da potência sexual.

Compare as técnicas

Preservação de feixes nervosos – Prostatectomia Laparoscópica Convencional

De fato é possível se preservar nervos peri-prostáticos utilizando técnicas diversas. O vídeo ao lado mostra a preservação dos nervos peri-prostáticos através de laparoscópica convencional.

É possível notar a dificuldade técnica para liberação do tecido que envolve a próstata. Além disso, é importante ressaltar que nem todo paciente atinge este nível de preservação dados dificuldades técnicas.

Na técnica aberta também é possível preservar a inervação peri-prostática, porém as dificuldades impostas por sangramento e restrições anatômicas tornam o procedimento imprevisível.

Preservação de feixes nervosos – Prostatectomia Robótica

Ao lado está um vídeo mostrando a técnica robótica.

Neste vídeo podemos notar que a dissecção se faz de forma delicada e com mínima tração sobre os feixes nervosos.

Importante ressaltar que este procedimento, dada a qualidade de visão e movimentação das pinças robóticas, pode ser realizado de forma consistente, de maneira que dificilmente este grau de preservação não é atingido.