Nefrectomia Radical Robótica

Denomina-se Nefrectomia Radical Robótica, o procedimento cirúrgico responsável por retirar todo o rim, podendo-se incluir a glândula adrenal, gordura peri-renal e linfonodos; com assistência de um robô.

São várias as indicações da Nefrectomia Robótica. Entre elas estão:

  • Câncer do rim;
  • Infecções graves acometendo o rim (ex: pielonefrite xantogranulomatosa),
  • Falência de unidade renal, na presença de sintomas como infecção ou dor,
  • Câncer de pelve renal ou ureter,
  • Transplante renal
  • Outras doenças renais em estágio avançado, como calculose, cistos e etc.

A Nefrectomia Robótica representa uma alternativa menos invasiva para a modalidade aberta, com menor perda sanguínea e melhor recuperação pós-operatória.

Nefrectomia Robótica - Nefrectomia Radical Robótica - Rim

Qual é a diferença entre a Nefrectomia Total e a Nefrectomia Radical Robótica?

O termo nefrectomia total é normalmente utilizado em referência a retirada do rim por completo devido a doença benigna, enquanto nefrectomia radical fica reservado a casos de remoção por câncer.

Apesar de inicialmente descrita como remoção de unidade renal, glândula adrenal, gordura peri-renal e linfonodos, a nefrectomia radical nos dias de hoje poupa a glândula adrenal na grande maioria dos casos.

Ambas as modalidades, total ou radical, podem ser realizadas pela via robótica com benefícios equivalentes.

Como se realiza uma nefrectomia radical?

A nefrectomia radical robótica é a mais recente das modalidades utilizadas para retirada do rim, valendo-se do sistema robótico da Vinci para a remoção do órgão.

Consagrada, a modalidade aberta, é realizada através de incisões extensas, seja na região lateral do abdome, denominada lombotomia, seja na parte anterior da parede abdominal, com incisões longitudinais ou transversas. Seguro por permitir controle da vasculatura renal, este método está associado a um excelente resultado no tratamento dos tumores, porém com custos relacionados a estas incisões: sangramento, dor, hernias e etc.

A segunda modalidade descrita é denominada laparoscópica, consistindo da realização da retirada do órgão através de pequenas incisões e instrumentos longos denominados laparoscópicos. Com este método, atingimos a retirada do rim com menos dor e sangramento.

A técnica da nefrectomia robótica consiste de um refinamento da técnica laparoscópica, no qual o sistema da Vinci é utilizado para oferecer ao cirurgião as melhorias na sistema de visão e na precisão dos instrumentos.

o Sistema Cirúrgico Da Vinci mantém o princípio de Nefrectomia radical aberta, enquanto possibilita os benefícios potenciais de uma abordagem minimamente invasiva.

Benefícios da Nefrectomia Radical Robótica

Conforme mencionados acima, dentre os benefícios do sistema robótico para a realização de nefrectomia parcial robótica destacam-se:

  • Incisões mínimas;
  • Tempo de hospitalização reduzido;
  • Recuperação e retorno às atividades normais de forma mais rápida;
  • Diminuição de complicações pós-operatórias;
  • Diminuição da perda de sangue e da necessidade de transfusões;
  • Diminuição da intensidade de dor, promovendo maior conforto ao paciente após a operação;