Cálculo Renal Tratamento

Cálculo Renal tratamento – Cirurgia endoscópica a laser

No passado o tratamento para cálculos independente de seu tamanho consistia de cirurgia aberta com retirada do mesmo. Hoje somos capazes de realizar a destruição das pedras através da via urinaria, sem a necessidade de qualquer corte. Isso se deve ao desenvolvimento de endoscópios flexíveis ultrafinos.

Este novo instrumental nos permitem explorar os cálices renais com precisão. Além disso a tecnologia laser, que nos permite fragmentar os cálculos no interior do rim. Dessa maneira, conseguimos evitar incisões, reduzindo a dor no pós-operatório e acelerando a recuperação.

Cáculo renal tratamento – Outra alternativa para a utilização do laser é a via percutânea. Nesse caso utiliza-se radioscopia para a realização punção do sistema coletor renal para introdução de endoscópio rígido ou flexível. Nessa abordagem podemos utilizar fibras laser mais grossas o que permite a fragmentação de cálculos maiores.

A tecnologia laser é largamente utilizada na urologia aumentando a segurança e efetividade do tratamento de cálculos urinários, bem como reduzindo a dor e sangramento associados ao tratamento.

cálculo renal tratamento

Cálculo Renal Tratamento – Quando está indicado ?

A cirurgia a laser é hoje a principal forma de tratamento de cálculos renais de tamanho intermediário, ou seja, menores que 2 cm. Em casos excepcionais esta tecnologia também pode ser utilizada em cálculos volumosos.

Popularmente conhecidos como pedras nos rins, os cálculos renais são formações minerais que cristalizam dentro da via urinária. Isto ocorre devido a desequilíbrios nas concentrações de certas substancias na urina.

Cálculo renal tratamento de acordo com tamanho:

Podemos classificar os cálculos grosseiramente em: pequenos, médios e grandes. Cálculos localizados no rim são considerados pequenos quando possuem menos do que 5 mm em seu maior diâmetro. Estes dificilmente irão causar problemas podendo ser acompanhados com exames de imagem sem necessidade de tratamento.

Cálculos médios, medindo entre 5mm e 2 cm, têm maior propensão a causar distúrbios como a migração/obstrução do sistema urinário, infecções urinárias ou crescimento e formação de cálculos chamados coraliformes. Em função disso normalmente tratamento para estes tipos de cálculos está indicado.

Em relação cálculos maiores que 2 cm, estes dificilmente são assintomáticos. Cálculos coraliformes podem levar a prejuízo da função renal, portanto devendo ser adequadamente tratados.

Ebook - Tudo Sobre Cálculo Renal

Entenda mais sobre o tratamento de pedras nos rins.