<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style>

Cirurgia robótica

CURRÍCULO DR. PEDROSA

Dr. José Alexandre Pedrosa é certificado para realização da cirurgia robótica pela Intuitive Surgical, empresa americana responsável pela produção do robô da Vinci, única plataforma robótica autorizada para realização de cirurgia em humanos.

  • Estágio em Cirurgia Robótica – Cleveland Clinic Foundation
  • International Observership em Cirurgia Robótica – Cleveland Clinic Foundation
  • Clinical Fellowship em Urologia Oncológica e Robótica – IU Simon Cancer Center
  • Certificado “Console Surgeon” – Intuitive Surgical

O QUE É CIRURGIA ROBÓTICA?

A tecnologia robótica vem sendo aplicada em cirurgias urológicas desde o início da década passada, e hoje é a técnica mais utilizada em diversos procedimentos, como, por exemplo, para o tratamento do câncer de próstata nos EUA.

A cirurgia robótica foi desenvolvida inicialmente para tumores na próstata, mas logo começou a se expandir e passou a ser utilizada em outras cirurgias delicadas, como nos casos de estenose ureterais, cirurgias para tumores renais, tumores na bexiga, e até alcançando outras especialidades além da urologia.

A utilização do robô permite ao cirurgião realizar cirurgias com incisões mínimas (denominadas minimamente invasivas), com a vantagem de oferecer instrumentos articulados, magnificação e visão 3D. Essa tecnologia tem aplicações específicas, onde seu emprego já demonstrou vantagens em relação à técnica aberta e à laparoscopia convencional.

A única plataforma autorizada a ser utilizada nas cirurgias robóticas é o robô da Vinci, que possui essa autorização desde maio de 2001.

VANTAGENS DA CIRURGIA ROBÓTICA

As vantagens da cirurgia robótica são diversas e estão associadas aos indicadores peri-operatórios. Dentre os benefícios, destacam-se:

  • Diminuição de perda sanguínea e de necessidade de transfusões;
  • Redução de dor e complicações pós-operatórias;
  • Redução do tempo de hospitalização;
  • Prevenção de complicações relacionadas a incisões em cirurgias abertas;
  • Recuperação e retorno às atividades normais mais rápidos.
  • Vantagens específicas, por exemplo, preservação da potência sexual e continência urinária em cirurgias para câncer de próstata.

Tipos de Cirurgia Robótica

Prostatectomia Radical Robótica

Definida pela retirada da glândula prostática inteira e das vesículas seminais, a prostatectomia radical é indicada para tratamento do câncer de próstata localizado. O procedimento pode ser realizado através de incisão aberta ou através de pequenos cortes, denominados portais laparoscópicos. Na robótica, os instrumentos são introduzidos por portais semelhantes aos laparoscópicos, de maneira a minimizar as incisões.

A prostatectomia radical robótica talvez seja o procedimento onde a cirurgia robótica tenha tido maior impacto. A utilização da plataforma da Vinci permite uma dissecção prostática delicada permitindo a preservação dos feixes nervosos e esfíncter urinário, o que se converte em maiores taxas de potência sexual e continência urinária precoce no pós-operatório. Além disso a utilização do pneumoperitônio (gás utilizado para insuflação em cirurgias robóticas) reduz significativamente o sangramento, permitindo menores taxas de transfusão sanguínea e maior segurança. Hoje cerca de 80% das prostatectomias radicais nos EUA são realizadas utilizando a cirurgia robótica.

Nefrectomia Radical Robótica

A Nefrectomia Radical é a retirada total do rim afetado juntamente com os tecidos circundantes. A cirurgia inclui a retirada da gordura, dos nódulos linfáticos e da fáscia de Gerota. Atualmente é o padrão para a retirada de tumores renais.

A maioria dos tumores renais pode ser retirada através da cirurgia robótica, com incisões pequenas e câmeras para visualizar e remover o rim, intacto. Nesses casos a utilização do robô permite uma dissecção mais segura dos vasos renais, tendo em vista a disponibilidade de visão em 3 D e pinças articuladas.

Nefrectomia Parcial Robótica

A Nefrectomia Parcial é um procedimento onde o néfron é poupado, com remoção do tumor renal, deixando a parte não cancerosa do rim intacta. Neste tipo de cirurgia apenas o tumor é retirado, preservando a maior parte do rim.

O uso da cirurgia robótica renal vem se tornando cada vez mais prevalente. O robô cirúrgico da Vinci pode ser usado para auxiliar neste procedimento por facilitar a sutura do rim, após a retirada do tumor. Este é um passo critico desta cirurgia, pois estes pontos serão responsáveis por evitar sangramento no pós-operatório. Além disso, o tempo em que a sutura realizada também tem grande importância, pois a artéria renal permanece ocluída durante este tempo, de maneira que quanto mais rápida a sutura menos tempo o rim fica privado de seu suprimento sanguíneo.

Cistectomia Radical Robótica

A Cistectomia radical é a retirada da bexiga, próstata e vesículas seminais, em homens, e bexiga , útero e órgãos anexos, em mulheres. É indicada em casos de tumores na bexiga, na maioria das vezes invasivos. O tratamento dos tumores da bexiga a partir da cirurgia robótica, encontra-se bastante desenvolvido em centros especializados. Através da cirurgia robótica a retirada da bexiga é realizada por pequenas incisões, o que permite que o abdômen fique fechado por mais tempo, minimizando o dano cirúrgico.

Assim como as outras cirurgias robóticas, este procedimento minimamente invasivo permite maior liberdade dos movimentos mediante o uso do robô do que pela via laparoscópica, reduzindo ainda o sangramento e a possibilidade de transfusão sanguínea. O paciente também terá uma recuperação mais rápida e menos dolorosa.

Pular para a barra de ferramentas Sair